sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

Michael Jackson e os efeitos da violência

Quem me conhece sabe que não sou muito inclinado a traçar perfis psicológicos de celebridades. Tenho convicções de que estas análises são sempre baseadas em fontes frágeis e pouco seguras, sempre sujeitas a equívocos.

Mas ontem recebi convite do Jornal do Almoço (RBS) para uma conversa sobre o recém lançado livro "O que realmente aconteceu com Michael Jackson", escrito por Leonard Howe e divulgado aqui no Brasil com a participação do próprio pai do artista, Joseph Jackson. A idéia da jornalista Tata Fromholz era aproveitar o lançamento do livro em Florianópolis e a possível presença de Joe Jackson, para conversar a respeito da conturbada relação entre Michael Jackson e seu pai, e como esta relação pode ter moldado sua polêmica personalidade.

Foi um bate-papo muito agradável, e compartilho aqui com vocês algumas reflexões que me vieram a partir desta conversa.


Começo pensando que, por mais livros que se escrevam ou documentários que se produzam, nunca saberemos o que realmente aconteceu com Michael Jackson. Seja sobre as razões que envolvem a sua morte prematura - o assunto do livro em questão - ou seja sobre a sua própria vida, que já foi e continua sendo tema de dezenas de biografias e documentários. A razão é simples: MJ foi transformado em mito, e mitos são sempre cercados de relatos e narrativas cujas histórias são contadas por inúmeras fontes, e cuja verdade factual se perde na infinidade de versões.

Porém, uma narrativa recorrente em sua biografia, relatada diversas vezes pelo próprio MJ em entrevistas, é a situação de violência à qual MJ e seus irmãos eram sujeitados, especialmente pelo rígido pai, que os obrigava, desde pequenos, a ensaiar exaustivamente, proibindo-os até mesmo de brincar.

Vou utilizar as próximas linhas para especular um pouco sobre isto. Se quiser me acompanhar, será um prazer. Vamos lá?

Um olhar sobre a vida pública do "astro pop" nos permite pensar na violência em termos de seus efeitos:

Efeito sobre a auto-estima. A cada surra que uma criança leva, ela leva com ela também uma mensagem embutida: "você faz errado", "por mais que você faça, não é suficiente"; "seu valor está baseado na posse das qualidades que você carrega e não no que você é"; "seu valor está no que você faz ou deixa de fazer". A criança aprende que para não apanhar, ou para não decepcionar os pais, ela tem que suprir as expectativas depositadas sobre ela.

Efeito sobre a identidade. A noção de "quem sou eu" é influenciada também pela relação que a criança estabelece com seus cuidadores. Quando os seus feitos são respondidos em termos de "apanhar" ou "não apanhar", esta identidade vai sendo construída sobre um terreno de ameaças e de inseguranças, de desconfianças de suas próprias capacidades e habilidades, de temores de não conseguir agradar ou suprir as expectativas. A consequência disto é a vivência de um paradoxo: uma elevada auto-exigência em busca de excelência em tudo que faz - muitas vezes até com sucesso, e ao mesmo tempo uma sensação constante de insatisfação e uma certeza de que este seu sucesso é na verdade uma mentira que ela conta aos outros -  e que logo todos descobrirão a "farsa".

A triste ironia na vida de MJ é que na procura de libertar-se da rigidez e tirania de um pai violento, ele acabou substituindo este pai por um outro tão ou mais tirano quanto: um pai chamado "Indústria Pop". Este "novo pai" também apresentava sua extensa lista de exigências, e segui-las trouxe para MJ - um garoto assustado com a possibilidade de não dar certo - a perda de si mesmo. A pessoa não mais existe, apenas o mito, a personagem, a celebridade que necessita sentir-se admirada por todos para manter a sensação de grandiosidade como forma de dar sentido à vida, como forma de obedecer aos mandatos do pai Joseph e do pai Indústria. A capa de seu álbum HIStory é um bom exemplo disto, ao trazer uma imagem de MJ sendo representado por uma gigantesca estátua, dando a sugestiva conotação de sua grandiosidade.



Mas exatamente por estar alicerçada em realizações e qualidades e não na própria autenticidade, esta Grandiosidade é frágil e inconsistente, e apenas esconde por trás de si uma personalidade confusa e movida - ou paralisada - por inseguranças e incertezas. A Grandiosidade é muitas vezes um lado da moeda que ao ser virada, revela sua outra cara: a Depressão. Grandiosidade e Depressão são dois lados polarizados de uma identidade em busca de si mesma. Visto dessa maneira, a grandeza de uma Neverland traz em seu avesso a tentativa de resgatar a infância que não houve; a grandeza de sua arte traz em seu avesso a auto-estima fragilizada; a excentricidade de seus atos traz no seu avesso a desesperada necessidade de ser admirado; a abundância financeira traz no seu avesso o rosto assustado de um menino que não podia acreditar em sua própria capacidade.

E ainda poderíamos acrescentar as transformações físicas, especialmente as faciais. Mas todas estas suas deformações estéticas, consequência da frenética busca pela perfeição, são na verdade uma melancólica metáfora da deformação de sua própria identidade.

16 comentários:

Bruna MJ disse...

VOCE ANIMAL NAO É PSICOLOGO COISA NENHUMA É UM VERDAIRO DEMENTE CRETINO,MANÍACO,INFELIZ,MALUCO,CRETINO,SEM CULTURA.MENTIROSO ,ENTROMETIDO!!!
EM PRIMEIRO LUGAR O MICHAEL É MARAVILHOSO E NAO MERECE QUE PESSOINHAS COMO VOCE ASSIM COMO TEM VARIAS OUTRAS JOGADAS PELO MUNDO SE ENTROMETENDO, SE METENDO E CUIDADNDO DA VIDA DELE. TÁ!!!
EM SEGUNDO LUGAR A INDUSTRIA POP NAO É "UM PAI VIOLENTO'' PARA ELE NAOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOO.
SE ATUALIZE ,SE INFORME , E SE ENCHERGUE. A OBRA DE ARTE MARAVILHOSA DO MICHAEL QUE É SUA MUSICA,SUA DANÇA NAO É NENHUM SACRIFICIO PARA ELE NAOOOOOO.
SEU IGNORANTE,PILANTRA.QUEM É VOCE PARA SE METER NA VIDA DO MICHAEL.
VOCE É UM ''PSICOLOGO'' DE 5ªCATEGORIA QUE DEVE ATÉ TER COMPRADO O PROPRIO DIPLOMA .VAI SABER NÉ?
O TRABALHO MARAVILHOSO DO MICHAEL TANTO PARA A INDUSTRIA DO ENTRETERIMENTO QUANTO SUAS OBRAS HUMANITARIAS SAO MUITO SAGRADOS E IMPORTANTES PARA ELE.O MICHAEL AMA O QUE FAZ,ELE AMA DANÇAR,AMA CANTAR,AMA COMPOR,AMA AJUDAR O PROXIMO,AMA ESPALHAR ALEGRIA E AMOR AO UNIVERSO , O MICHAEL AMA AS PESSOAS SEM NENHUM TIPO DE PRECONCEITO.
O MICHAEL É UNICOOOOOOOOO,MARAVILHOSO,INCOMPARÁVEL,
INSUBISTITUÍVEL,ETERNO,BRILHANTE,SÁBIO,INTELIGENTE,EXPLENDIDO,
MAGNIFICO,EXTRAORDINÁRIO,AMOROSO,CARINHOSO,CARIDOSO,NOBRE,VERDADEIRO,LINDO,O MICHAEL COLOCA AMOR EM TUDO O QUE FAZ,POR ISSO QUE TUDO O QUE ELE FAZ É MARAVILHOSO,INCOMPÁVEL,INSUBSTITUÍVEL,ETERNO.E ISSO INCOMODA E MUITO ESSE POVAO IGNORANTE SEM CULTURA,E FICAM INVENTANDO COISAS TERRIVEIS,ABSURDOS,COISAS QUE NAO EXISTEM E NUNCA EXISTIRAM SOBRE O MICHAEL.
ESSE POVAO NAO CONVIVEU COM O MICHAEL PARA AFIRMAREM COM TANTA INTEGRA ABSURDOS E MENTIRAS SOBRE ELE.
ESSE POVAO É TAO IGNORANTE ,SEM CULTURA QUE ACREDITA NAS MENTIRAS DOS TABLÓIDES DO MUNDO,QUE SABEM O QUANTO MICHAEL É FAMOSO E INVENTAM MENTIRAS PARA VENDER A MALDITA MENTIRA.
A MÍDIA NAO IRIA PUBLICAR POR EX. *MICHAEL JACKSON AJUDA TANTAS E TANTAS INSTITUIÇOES DE CARIDADE.
*MICHAEL JACKSON TEM UMA VOZ MARAVILHOSA.
*MICHAEL JACKSON DOOU MILHOES PARA ENTIDADES CARENTES.
* MICHAEL JACKSON FAZ SHOWS BENEFICIENTES E NAO FICA COM NENHUM CENTAVO.
O MICHAEL É MARAVILHOSO ,INSUBSTITUÍVEL, ELE TEM O CORAÇAO MAIS PURO,VERDADEIRO,HUMILDE,CHEIRO DE AMOR,CARIDADE,NOBRESA.

Bruna MJ disse...

CONT.
O MICHAEL TEM UMA MENTE LIMPA,UMA MENTE A TRILHARES DE ANOS LUZ MAIS EVOLUÍDA QUE ESSE MUNDO INTEIRO . O MICHAEL NAO TEM MALDADE,ELE TEM AMOR E BONDADE.
O MICHAEL É GRANDIOSO PELA PESSOA MARAVILHODA QUE ELE É.
ELE É FORTE,VALENTE,CORAJOSO,UM HERÓI .SUPEROU E EVOLUIU TODAS AS PROVAS QUE DEUS COLOCOU PARA ELE NA TERRA,TIROU NOTA MIL.E EM NENHUM MOMENTO ALGUM NUNCA DEIXOU DE SER E NUNCA DEIXARÁ DE SER TAO MARAVILHOSO ,BONDOSO ,AMOROSO E INSUBSTITUIVEL COMO ELE É.
TUDO ISSO INCOMODA ESSAS PESSOINHAS DO MUNDO INTEIRO QUE PARA SE SENTIREM APARENTEMENTE ''MAIORES'' E ''MELHORES DO QUE ELE FICAM INVENTANDO MENTIRAS.
CHEGAAAAAA!!! POVAO PELO AMOR DE DEUS DE INVENTAR ABSURDOS DO MICHAEL.
CHEGAAAAAA DE SE METEREM NA VIDA DO MICHAEL. CHEGAAAAA DE QUEREREM VENDER MENTIRAS SOBRE O MICHAEL PARA SE DAREM BEM E SE APARECEREM NA MALDITA MÍDIA DO MUNDO...
APESAR DO PAI DO MICHAEL TER SIDO TAO CRUEL ISSO NAO ATRAPALHOU O MICHAEL DE FORMA ALGUMA.NEM NA SUA CARREIRA E NEM NA SUA VIDA.
O MICHAEL É ÚNICO,ELE É ÍMPAR, O NUMERO 1.
AS PESSOAS NAO SE CONFORMAM QUE EXISTE UMA PESSOA TAO MARAVILHOSA COMO O MICHAEL:BONDOSO,COM AMOR PURO E SINCERO NO CORAÇAO (O QUE SAO RARAS AS PESSOAS QUE TEM),LINDO,QUE MUITOS QUEREM COPIAR MAS NUNCAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAA IRAO CONSEGUIR.PORQUE MICHAEL EXISTE APENAS UM!
O MICHAEL JACKSON É UM REI EM TUDO O QUE FAZ.ELE É O DEUS DA MÚSICA, O DEUS DA DANÇA.ELE É UM ANJO,NAO TEM MALDADE E AS PESSOINHAS DO MUNDO SE APROVEITAM DISSO.
MAS NADA DO QUE ESSE POVAO INVENTA SOBRE O MICHAEL ATINGE ELE.PORQUE ELE É MUITO SUPERIOR,GRANDIOSO,IMBATÍVEL E FORTE A TUDO ISSO. O MICHAEL É UM ANJO, O MAIOR E VERDADEIRO EXEMPLO DE TUDO DE BM PARA ESSE UNIVERSO.SÓ QUE A MAIORIA NAO ENCHERGA ISSO PORQUE ESTAO CEGOS DE MALDADE E CRUELDADE,CHEIOS DE INTERESSES PROPRIOS, ESSE POVAO SÓ ENCHERGA CIFRÃO$$$.
MAS NADA PASSA INVAO E NEM DESPERCEBIDO PELOS OLHOS DE DEUS. E A JUSTIÇA DA TERRA E A JUSTIÇA DIVINE SERÁ FEITA COM TODAS AS INJUSTIÇAS QUE FIZERAM COM O MICHAEL ,PORQUE DEUS EXISTE!!!
E TEM MUITO MAIS PARA MIM FALAR SEU ''PSICOLOGO'' DE 5ª CATEGORIA.EU SÓ NAO CONTINUO POQUE NAO VAI CABER NESSE SEU BLOG. INÚTIL. VOCE NAOOOOOOOOOOOOOO VAI FICAR USANDO O NOME DO MICHAEL PARA VOCE SE APARECER NAO!!!
O MICHAEL MERECE TODO O AMOR,CARINHO E RESPEITO DESSE UNIVERSO!!!
...

brunajackson_forever disse...

O MICHAEL TEM UMA MENTE LIMPA,UMA MENTE A TRILHARES DE ANOS LUZ MAIS EVOLUÍDA QUE ESSE MUNDO INTEIRO . O MICHAEL NAO TEM MALDADE,ELE TEM AMOR E BONDADE.
O MICHAEL É GRANDIOSO PELA PESSOA MARAVILHODA QUE ELE É.
ELE É FORTE,VALENTE,CORAJOSO,UM HERÓI .SUPEROU E EVOLUIU TODAS AS PROVAS QUE DEUS COLOCOU PARA ELE NA TERRA,TIROU NOTA MIL.E EM NENHUM MOMENTO ALGUM NUNCA DEIXOU DE SER E NUNCA DEIXARÁ DE SER TAO MARAVILHOSO ,BONDOSO ,AMOROSO E INSUBSTITUIVEL COMO ELE É.
TUDO ISSO INCOMODA ESSAS PESSOINHAS DO MUNDO INTEIRO QUE PARA SE SENTIREM APARENTEMENTE ''MAIORES'' E ''MELHORES DO QUE ELE FICAM INVENTANDO MENTIRAS.
CHEGAAAAAA!!! POVAO PELO AMOR DE DEUS DE INVENTAR ABSURDOS DO MICHAEL.
CHEGAAAAAA DE SE METEREM NA VIDA DO MICHAEL. CHEGAAAAA DE QUEREREM VENDER MENTIRAS SOBRE O MICHAEL PARA SE DAREM BEM E SE APARECEREM NA MALDITA MÍDIA DO MUNDO...
APESAR DO PAI DO MICHAEL TER SIDO TAO CRUEL ISSO NAO ATRAPALHOU O MICHAEL DE FORMA ALGUMA.NEM NA SUA CARREIRA E NEM NA SUA VIDA.
O MICHAEL É ÚNICO,ELE É ÍMPAR, O NUMERO 1.
AS PESSOAS NAO SE CONFORMAM QUE EXISTE UMA PESSOA TAO MARAVILHOSA COMO O MICHAEL:BONDOSO,COM AMOR PURO E SINCERO NO CORAÇAO (O QUE SAO RARAS AS PESSOAS QUE TEM),LINDO,QUE MUITOS QUEREM COPIAR MAS NUNCAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAA IRAO CONSEGUIR.PORQUE MICHAEL EXISTE APENAS UM!
O MICHAEL JACKSON É UM REI EM TUDO O QUE FAZ.ELE É O DEUS DA MÚSICA, O DEUS DA DANÇA.ELE É UM ANJO,NAO TEM MALDADE E AS PESSOINHAS DO MUNDO SE APROVEITAM DISSO.
MAS NADA DO QUE ESSE POVAO INVENTA SOBRE O MICHAEL ATINGE ELE.PORQUE ELE É MUITO SUPERIOR,GRANDIOSO,IMBATÍVEL E FORTE A TUDO ISSO. O MICHAEL É UM ANJO, O MAIOR E VERDADEIRO EXEMPLO DE TUDO DE BM PARA ESSE UNIVERSO.SÓ QUE A MAIORIA NAO ENCHERGA ISSO PORQUE ESTAO CEGOS DE MALDADE E CRUELDADE,CHEIOS DE INTERESSES PROPRIOS, ESSE POVAO SÓ ENCHERGA CIFRÃO$$$.
MAS NADA PASSA INVAO E NEM DESPERCEBIDO PELOS OLHOS DE DEUS. E A JUSTIÇA DA TERRA E A JUSTIÇA DIVINE SERÁ FEITA COM TODAS AS INJUSTIÇAS QUE FIZERAM COM O MICHAEL ,PORQUE DEUS EXISTE!!!
E TEM MUITO MAIS PARA MIM FALAR SEU ''PSICOLOGO'' DE 5ª CATEGORIA.EU SÓ NAO CONTINUO POQUE NAO VAI CABER NESSE SEU BLOG. INÚTIL. VOCE NAOOOOOOOOOOOOOO VAI FICAR USANDO O NOME DO MICHAEL PARA VOCE SE APARECER NAO!!!
O MICHAEL MERECE TODO O AMOR,CARINHO E RESPEITO DESSE UNIVERSO!!!
...

Bruna MJ disse...

SEU PILANTRA, SE NAO PUBLICAR MEU COMENTARIO EU VOLTO NESSE BLOG. IDIOTA E PUBLICO QUANTAS VEZES FOR NECESSARIO.

Bruna MJ disse...

RESPEITEM O MICHAEL
POVAOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOO

Alexandre FC Mendonça disse...

Concordo com a Bruna, e digo mais:
A mídia inventou a morte do MJ só para vender tablóides. Na verdade MJ não morreu, tá morando numa ilha junto com o Elvis e com o Raulzito. Tá na cara que a RBS e o JA estão por trás de toda esta farsa!

Anônimo disse...

MJ nunca esteve no meu iPod!!
As músicas dele são horríveis.

Não tenho Blog, mas é do Avaí. disse...

Nossa, quanta revolta dessa senhorita! Eu concordo com o que tu escreveu JD, faz bastante sentido, mesmo sendo uma especulação.
Sobre a menina, acho que ela não leu de fato todo o texto ou não conseguiu captar vossa mensagem, não entendi qual foi a exata parte na qual ela se sentiu tão ofendida hehehe.
E sobre o comentário do Xande, concordo também haha,
Abraço
Ricardo Zomer

Anônimo disse...

Bahhh David, impagável!
Mas fazendo uma "análise" (leiga rs)da moça: ela parece bem equilibrada, não está beirando um ataque de nervos e tem um português irretocável.
Adorei a conclusão do Xande. Era o que faltava para encerrar o assunto.
Abraço,
Luciana S. Silva

Bruna MJ disse...

O ALEXANDRE NAO ENTENDEU MUITO BEM O QUE EU ESCREVI NO MEU COMENTARIO.
O QUE UE QUIS DIZER É QUE ESSA MÍDIA PILANTRA DO MUNDO INVENTA MENTIRAS ,ABSURDOS SOBRE O MICHAEL SÓ PARA VENDER A MALDITA MENTIRA E ESSE POVAO SEM CULTURA E IGNORANTE DO MUNDO ACREDITA.
EU NAO SEI QUEM É PIOR QUEM INVENTA A MENTIRA OU QUEM ACREDITA NA MENTIRA.
O MICHAEL É UM ANJO,UMA PESSOA MARAVILHOSA,COM O CORAÇAO MAIS PURO,HUMILDE,VERDADEIRO E CHEIO DE AMOR DESSE UNIVERSO.ELE É ÚNICOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOO,IMBATIVEL,INCOMPARAVEL,INSUBSTITUIVEL,LINDI,ETERNO,O NUMERO 1,O AMOR EM PESSOA,O MICHAEL É HUMILDE,CARIDOSO,NOBRE...

TUDO ISSO INCOMODA E MUITO ESSE POVAO IGNORANTE DO MUNDO QUE NAO POSSUI NADA DISSO NEM NA CABEÇA E NEM NO CORAÇAO.PORQUE ESSAS PESSOAS S´´´´O TEM INTERESSES PROPRIOS E SÓ ENCHERGAM CIFRAO $$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$.
MAS DEUS EXISTE ,MAS MUITOS NAO ''SABEM'' OU NAO QUEREM ACEITAR E DEUS FARA JUSTIÇA COM TODAS,ENTENDERAM TODASSSSSSSSSSSSSS AS INJUSTIÇAS QUE FIZERAM COM O MICHAEL.
DEUS EXISTE !!!

EU PEÇO DO FUNDO DO MEU CORAÇAO A TODOS VOCES QUE SAO FÃS DO MIKE QUE REZEM COM MUITA FÉ E AMOR PARA SER FEITA A JUSTIÇA PELO BEM DO MIKE E PARA O MIKE TER PAZ,TRANQUILIDADE,CALMA E PROTEÇAO DE DEUS E DOS ANJOS.

BRUNA disse...

SEU INFELIZ DONO DESSE BLOG. INUTIL VAI CUIDAR DA SUA VIDINHA IDIOTA.
RESPEITE O MICHAEL!!!

Mi disse...

Olha Bruna, desculpa, mas voce que está sendo infeliz nesses seus comentários imaturos. Voce nem conhece esse profissional e já vai julgando. Acredito que todos nós temos liberdade de expressão e caso vc nao concorde é só ignorar. Concordo com o que JD postou sobre o MJ e não é um julgamento moral mas uma reflexão sobre os efeitos da violência...

Anônimo disse...

JD, para mim sua exposição faz todo sentido. Foi muito enriquecedor conhecer os seus diversos e atentos olhares para o fenômeno e também ser humano Michael Jackson. Mas como toda EXPOSIÇÃO, assim como a do próprio MJ, o sujeito se coloca numa posição para ser admirado, ignorado ou receber pedras como aconteceu no caso da Bruna. Essa é a 1ª e única matéria que li no seu blog (até este momento) e realmente apreciei seu olhar e me espantei com a revolta da Bruna. A impressão que tenho é de que ela mirou no alvo errado e as palavras que usou para te desqualificar tiveram um reflexo negativo nela mesma. Silvia

jd disse...

Oi Silvia, obrigado pelo seu gentil comentário. Realmente, as pedras fazem parte, e às vezes elas se transformam em bumerangue. Fiquei feliz por ter recebido sua visita e suas observações. Volte sempre ok? grande abraço.

Ruy Samuel Espíndola disse...

Que texto realmente extraordinário, meu talentoso pensador, professor e psicológo. Sua análises, forma de escrita e profundidade da reflexão merecem colunas no Estadão, Folha de São Paulo, Veja, e outras grandes mídias.

jd disse...

Meu prezado amigo Ruy, mais uma vez lhe agradeço pela gentileza de suas palavras, e fico feliz por saber que meus escritos contribuem para alguma reflexão. Grande abraço!