sábado, 3 de dezembro de 2011

Vestibular. Apenas uma prova

Você vai fazer vestibular no próximo sábado.

Posso compartilhar algumas idéias com você?

Eu também já passei por isso. Pra falar a verdade, várias vezes. Algumas eu reprovei. Outras eu passei, mas depois vi que o curso escolhido não encaixava comigo e mudei de novo. Ao todo, se minha memória não falhar, foram uns seis vestibulares. Em alguns fui aprovado mas não concluí o curso, e o último que fiz foi em 1997, ano em que ingressei na Psicologia.

Hoje sou um psicólogo formado há 10 anos, atuando na área clínica, e tenho um enorme prazer pelo meu trabalho.

Por que estou lhe contando esta história? Porque gostaria de lhe falar algumas coisas:

. Vestibular é apenas uma prova. Não é a sua vida que está em jogo, nem o seu futuro. O vestibular é uma pequena parte desse futuro, mas não é tudo.

. Talvez você esteja se perguntando: “se eu não passar, o que vai acontecer comigo?” Mas posso lhe fazer outra pergunta? Se você passar, o que vai acontecer com você? Afinal, a gente nunca sabe o que vai acontecer conosco.

. Vou lhe sugerir um pequeno exercício. Olhe agora ao seu redor, e tente identificar tudo que está no seu campo de visão. O que você vê? Até onde você consegue enxergar de onde você está localizado?

. Agora vamos amplificar. Vá até a rua, coloque-se em pé na calçada, e volte a identificar o seu campo de visão. Até onde você consegue ver, a partir de onde você está? Qual o limite de sua visão neste momento? Você consegue ver a cidade toda, ou apenas a sua rua e proximidades? É possível enxergar o bairro vizinho? Você consegue visualizar o que está ocorrendo a cinco quadras de onde você está?

. Assim é a nossa vida, assim são as nossas experiências do cotidiano. Vemos apenas o que está ao nosso alcance. O resto é chute, especulação, ou adivinhação.

. O que está no seu campo de visão agora? a prova do vestibular. Mais nada. O resultado? não dá pra ver agora. Vai passar ou reprovar? Não dá pra ver agora. Vai gostar do curso escolhido? Não dá pra ver agora.

. Quando você poderá ver estas outras coisas? Quando você poderá alcançar estas respostas? Só quando você dobrar as outras esquinas, e outros campos de visão se abrirem diante de você. Porém, eles também terão seus limites, e você terá que aguardar outras e outras e outras esquinas.

. Então, caro vestibulando, permita-me lhe dizer: o que você tem agora diante de si é uma prova. Apenas uma prova.

Nenhum comentário: